Latam Airlines Group

Governança Corporativa

Conselho de Administração

O atual Conselho de Administração foi eleito na Assembléia Geral Ordinária de Acionistas realizada no dia 27 de Abril de 2017, nos termos do Estatuto Social da Companhia, para um mandato válido por um período de dois anos.

Ignacio Cueto Plaza ingressou no conselho de administração da LATAM em abril de 2017. Sua trajetória no setor aéreo se estende por mais de 30 anos. Em 1985 assumiu o cargo de Vice-Presidente de Vendas da Fast Air Carrier, a maior empresa nacional de cargas da época. Comandou a área comercial e de serviços dessa empresa no mercado norte-americano. Posteriormente, fez parte da Diretoria da Ladeco (entre 1994 e 1997) e da LAN (entre 1995 e 1997) e, além disso, assumiu o cargo de Gerente-Geral da LAN CARGO entre 1995 e 1998. Em 1999, teve sob sua responsabilidade a Gerência Geral de Passageiros da LAN e, em 2005, assumiu a Gerência Geral da empresa, cargo que ocupo até que a associação com a TAM se concretizasse. Entre 2012 e 2017, ele foi CEO da LAN. Além disso, liderou a criação das filiais da LAN Airlines (Peru, Argentina, Equador e Colômbia), bem como a implementação de importantes alianças com outras companhias aéreas. O Sr. Ignacio Cueto faz parte do Grupo Cueto, grupo controlador da LATAM Airlines Group.
Henri Philippe Reichstul juntou-se ao Conselho de Administração em abril de 2014 e foi reeleito em abril de 2015. Ele foi presidente da Petrobras e do IPEA (Instituto de Planejamento Econômico e Social) e vice-presidente Executivo do Banco Inter American Express S.A. Atualmente, além de integrar o Conselho Administrativo da TAM e do Grupo LATAM, é membro dos Conselhos de Administração da Repsol YPF, Peugeot Citroën e SEMCO Partners, entre outros. Reichtstul é economista formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e possui pós-graduação na mesma disciplina pela Hertford College da Universidade de Oxford.
Juan José Cueto Plaza atuou no Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines a partir de 1994, sendo reeleito em abril de 2015. Cueto atualmente é vice-presidente executivo da Inversiones Costa Verde S.A., cargo que ocupa desde 1990, e atua nos Conselhos de Administração do Consorcio Maderero S.A., Inversiones del Buen Retiro S.A., Costa Verde Aeronáutica S.A., Sinergia Inmobiliaria S.A. e Valle Escondido S.A., Fundación Colunga e Universidad San Sebastián.
Georges de Bourguignon foi eleito conselheiro do Grupo LATAM Airlines em setembro de 2012 e foi reeleito em abril de 2017. Ele é co-fundador da Asset Chile S.A., um banco de investimento chileno, onde foi elegido Presidente do Conselho de Administração em janeiro de 2018. Atualmente, ele também é parte do conselho de K +S Chile S.A.; Embotelladora Andina S.A.; e Asset AGF, como Presidente. No passado, participou de vários conselhos de empresas públicas e privadas, além de organizações sem fins lucrativos. Entre 1990 e 1993, ele trabalhou como gerente do Citibank N.A. de instituições financeiras no Chile e foi também professor de economia da Pontifícia Universidade Católica do Chile. O sehnor de Bourguignon é economista dessa universidade e tem um MBA da Harvard Business School.
Carlos Heller Solari, empreendedor, entrou no Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines em maio de 2010 e foi reeleito em abril de 2015. Heller tem vasta experiência nos setores de varejo, comunicações, transportes e agricultura. Ele é presidente do Grupo Bethia que, por sua vez, possui Axxion S.A. e Betlán dois S.A., empresas com significativa participação na LATAM. Por sua vez, preside os conselhos da rede de televisão Megavision S.A., Club Hipico de Santiago, Falabella varejo S.A., Sotraser S.A., Viña Indomita S.A., Viña Santa Alicia S.A., S.A. Express azul e Aero Andina S.A. Além disso, é acionista majoritário e presidente da Azul Azul S.A., concessionária da Corporação de Futebol Profissional da Universidade do Chile.
Sr. Agutter é o proprietário e CEO da Southern Sky Ltd, uma empresa de consultoria de companhias aéreas, especializada em estratégia de companhias aéreas, planejamento de frotas, aquisição e financiamento de aeronaves. O Sr. Agutter tem tido uma vasta experiência no assessoramento de companhias aéreas, incluindo a Qatar Airways, em importantes projetos de fusão e aquisição dentro da indústria aérea. Agutter é formado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Manchester e atualmente reside na Inglaterra.
Eduardo Novoa Pizarro ingressou no conselho de administração da LATAM em abril de 2017. Também atua no conselho de administração do Grupo Ecomac, Cementos Bio-Bio, STARS y ESSAL e foi também membro do Conselho de Administração da Esval (2007-2009), Soquimich (2008-2013), Grupo Drillco (2008-2014), Techpack (2014-2017) e vários Start-Ups. Foi professor de Finanças e Economia na Universidad de Chile, Universidad Gabriela Mistral, Universidad del Desarrollo, Universidad Diego Portales e ANEPE, professor de pós-graduação em Finanças da Universidad de Chile e Assistente de Investigação do Centro de Estudos Públicos. O Sr. Novoa é engenheiro comercial da Universidad de Chile e é pós-graduado em administração de empresas pela Universidade do Chicago.
Nicolás Eduardo Eblen ingressou no conselho de administração da LATAM em abril de 2017. O Sr. Eblen atua como CEO da Inversiones Andes SpA, cargo que ocupa desde 2010. Além disso, atua no conselho de administração da Granja Marina Tornagaleones S.A, Río Dulce S.A., Patagonia SeaFarms Inc., and Sociedad Agrícola La Cascada Ltda. O Sr. Eblen é formado em Engenharia Industrial e Licenciado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidad Católica de Chile e é pós-graduado em administração de empresas pela Universidade da Harvard Business School.

Sonia Julia Sulzbeck Villalobos se juntou ao Conselho de Administração da LATAM Airlines em agosto de 2018. Sonia é cidadã brasileira e membro titular dos Conselhos de Administração da Petrobras e da Telefônica Vivo, ambas no Brasil.

Sonia é sócia fundadora da Villalobos Consultoria desde 2009 e professora de pós-graduação em finanças no Insper desde 2016. Entre 2005 e 2009 foi Gerente de Fundos Latino Americanos, no Chile, administrando fundos mútuos e institucionais da Larrain Vial AGF. De 1996 a 2002 foi responsável por investimentos de private equity no Brasil, Argentina e Chile para a Bassini, Playfair & Associates, LLC. A partir de 1989 foi chefe de análise do Banco Garantia. Sonia se formou em Administração Pública pela EAESP/FGV em 1984 e obteve o título de Mestre em Finanças pela mesma instituição em 2004. Foi a primeira pessoa a receber a certificação CFA na América Latina, em 1994.

Como atividade voluntária, Sonia participa do Board da CFA Society Brazil, associação sem fins lucrativos que congrega os cerca de 1.000 profissionais que detém a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) no Brasil.