Latam Airlines Group

Governança Corporativa

Diretoria Executiva

O Sr. Enrique Cueto Plaza é o CEO de LATAM Airlines Group e exerce esse cargo desde a associação da LAN Airlines com a brasileira TAM Linhas Aéreas em junho de 2012. Entre 1983 e 1993, foi Gerente-Geral da Fast Air, uma companhia aérea chilena de cargas. Posteriormente, em 1993 e 1994, integrou a Diretoria da LAN Airlines, para logo assumir como CEO da LAN, cargo que ocupou até junho de 2012. O Sr. Cueto tem amplos conhecimentos na gestão de companhias aéreas de passageiros e cargas, nos aspectos tanto comercial como operacional, adquiridos durante seus mais de 30 anos no setor de companhias aéreas. É membro ativo do Conselho de Administração da Aliança Oneworld® e do Conselho de Administração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Também é membro da diretoria da fundação Endeavor, uma organização dedicada à promoção do empresariado no Chile, e presidente da Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo (ALTA).
Claudia Sender é presidente da Vice-Presidente Sênior de Clientes LATAM. Anteriormente, ocupou o cargo de Presidente de TAM desde maio de 2013. Sender ingressou na empresa em dezembro de 2011 como vice-presidente Comercial e de Marketing. Em junho de 2012, com a conclusão da associação da TAM e da LAN e a criação do Grupo LATAM Airlines, tornou-se responsável pela unidade de negócios no mercado doméstico brasileiro e suas funções foram ampliadas, incluindo o serviço de atendimento ao cliente. Sender dedicou a maior parte de sua carreira à indústria de bens de consumo, com foco em Marketing e Planejamento Estratégico. Antes de ingressar na TAM, ela foi vice-presidente de Marketing da Whirlpool América Latina por sete anos. Ela também trabalhou como consultora na Bain&Company, desenvolvendo projetos para grandes empresas de diversos setores, incluindo TAM Linhas Aéreas e outros players do setor da aviação mundial. Ela é engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com MBA pela Harvard Business School.
Roberto Alvo Milosawlewitsch é Vice-presidente Comercial Sênior da LATAM. Anteriormente, ocupou o cargo de Vice-presidente Sênior da Funções Corporativas da LATAM Airlines Group, desde agosto de 2008. Ingresso una LAN Airlines em novembro de 2001. Antes de ocupar seu cargo atual, foi Diretor de Administração e Finanças na Lan Argentina, Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Financeiro da LAN Airlines e Subgerente de Finanças da LAN Airlines. Antes de ingressar na companhia, ocupou diferentes posições na Sociedad Química y Minera de Chile S.A., uma importante sociedade mineira não metálica chilena. É engenheiro civil e possui um MBA de IMD de Lausana, Suíça.
O Sr. Juan Carlos Menció é o Vice-Presidente Sênior de Assuntos Jurídicos e Compliance da LATAM Airlines Group desde 1º de setembro de 2014. Anteriormente, e desde 1998, ocupou o cargo de Diretor Jurídico do LATAM Airlines Group e sus empresas afiliadas, para suas operações na América do Norte e para sus operações de cargas em todo o mundo. Antes de ingressar na LATAM, atuava em banca privada em Nova Iorque e na Flórida, representando várias companhias aéreas internacionais. O Sr. Menció se bacharelou em Finanças e Marketing Internacional pela Universidade de Miami, e obteve sua graduação de Juris Doctor (Doutor em Direito) pela Universidade de Loyola.
Hernán Pasman é o Vice-Presidente Sênior de Operações e Manutenção LATAM Airlines Group, cargo que assumiu em outubro do ano 2015. Entrou para a LAN Airlines no ano 2005 ocupando o posto de Diretor de Planejamento e Controle de Gestão das áreas técnicas. Entre os anos de 2007 e 2010 se desempenhou como Vice-Presidente de Operações y Manutenção da LAN Argentina para assumir depois como Gerente Geral da LAN Colômbia a partir do ano 2011. Anteriormente, entre 2001 e 2005, Hernán foi consultor da Mckinsey and Company em Chicago. Finalmente entre 1995 e 2001, Hernán ocupou posições na Citicorp Equity Investments, Telefônica da Argentina e Motorola da Argentina. Hernán é Engenheiro Industrial de ITBA (1995) e tem MBA pela Kellogg Graduate School of Management (2001).
O Sr. Emilio del Real Sota é Vice-Presidente Sênior de Pessoas do LATAM Airlines Group, cargo que assumiu em agosto de 2005. Entre 2003 e 2005, doi Gerente de Recursos Humanos da D&S, uma empresa Chilena de vendas no varejo. Entre 1997 e 2003, ocupou vários cargos na Unilever, entre eles o de Gerente de Recursos Humanos da Lever Chile, Gerente de Desenvolvimento Executivo para Customer Management na América Latina, além de Gerente de Treinamento e Recrutamento. O Sr. Emilio del Real é Psicólogo formado pela Universidade Gabriela Mistral.
Ramiro Alfonsín é o Vice-presidente Senior Finanças, cargo que assumiu em julho do ano 2016. O Sr. Alfonsín trabalhou por 16 anos no Endesa na Espanha e na Itália, e nos últimos 9 anos no Chile. Ocupou as posições de subgerente de Planejamento e Investimentos na Europa e de gerente Regional de Planejamento e Controle na Enersis até 2013, quando assumiu o cargo de subgerente Geral e gerente de Finanças da Endesa Chile. Ramiro é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica da Argentina.