Latam Airlines Group

News Release

News Release

Ver versão para impressão View printer-friendly version
Download PDF Leia o relatório completo
<< Back
Grupo LATAM Airlines divulga estatísticas operacionais preliminares de maio de 2015

São Paulo, 8 de junho de 2015 – O Grupo LATAM Airlines S.A. e suas filiais (“Grupo LATAM Airlines” ou “a Companhia”) (NYSE: LFL / IPSA: LAN / Bovespa: LATM33), grupo de companhias aéreas líder em transporte de passageiros e cargas na América Latina, informa suas estatísticas preliminares de tráfego para maio de 2015, incluindo o comparativo com o mesmo mês de 2014.

O tráfego de passageiros aumentou 1,4%, enquanto a capacidade aumentou 2,1%. Como resultado, a taxa de ocupação para o mês diminuiu 0,5 ponto percentual, alcançando índice de 82,4%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 54% do tráfego total de passageiros no mês.

O tráfego doméstico de passageiros na operação da companhia em países de língua espanhola (Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia) registrou 6,2% de aumento, enquanto a capacidade cresceu 5,2%. Como consequência, a taxa de ocupação doméstica cresceu 0,8 ponto percentual, chegando a 78,1%.

O tráfego do mercado doméstico no Brasil diminuiu 3,9%, enquanto a capacidade diminuiu 2,0%. Como resultado, a taxa de ocupação doméstica no país diminuiu 1,6 ponto percentual, chegando a 78,7%.

O tráfego internacional de passageiros aumentou 3,3%, e a capacidade cresceu 3,8%. Como resultado, a taxa de ocupação internacional de passageiros para o mês recuou 0,4 pontos percentuais, chegando a 86,0%. O tráfego internacional inclui as operações internacionais de LAN e TAM nas rotas entre países da América do Sul e de longo curso.

O tráfego de carga durante o mês de maio foi impactado negativamente por uma greve de oito dias na Estância Aduaneira em Santiago, que interrompeu o movimento de carga no Chile durante este período. Além disso, a demanda de carga continua enfraquecida, especialmente nos mercados doméstico e internacional do Brasil. Como resultado, o tráfego de carga do Grupo LATAM Airlines recuou em 16,6% em maio, e o fator de ocupação de carga diminuiu 9,1 pontos percentuais, registrando 51,3%. A companhia segue ajustando a capacidade de carga por meio de uma operação cargueira reduzida, que resultou em uma queda de 1,7% dos ATKs em maio.

 

 

 

Sobre o Grupo LATAM Airlines

LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países, com uma frota de 315 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net

Notas

(1)      Doméstico SSC = Operação doméstica de passageiros da LAN em países de língua espanhola. As estatísticas de passageiros incluem operações domésticas no Chile, Peru, Argentina, Equador e Colômbia.

(2)      Doméstico Brasil = Operações domésticas de passageiros da TAM no Brasil.

(3)      Os números do transporte de carga são apenas da LAN e não incluem as cargas transportadas pela TAM.