Latam Airlines Group

Governança Corporativa

Sustentabilidade

Sustentabilidade - Grupo LATAM Airlines

A visão de nos tornarmos uma das três maiores companhias aéreas do mundo fundamenta-se em uma abordagem sustentável do equilíbrio entre as iniciativas da companhia nas esferas econômica, social e ambiental.

Conduzimos nossos negócios em busca de resultados positivos imediatos, porém comprometidos com a saúde financeira de longo prazo e sempre levando em consideração nosso desempenho socioambiental. Por esse motivo, a governança corporativa no Grupo LATAM Airlines considera a visão de sustentabilidade em todas as decisões tomadas pela administração da companhia. Veja mais

Cidadania Corporativa

Nossa atuação como líderes da região nos impõe uma grande responsabilidade perante as comunidades dos países onde operamos, os clientes que transportamos, as pessoas que empregamos e os fornecedores com quem trabalhamos. Assim, buscamos maximizar nossa contribuição a todos esses grupos, promovendo diariamente a melhora dos nossos destinos.

Como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade social, definimos uma estratégia de Cidadania Corporativa que busca promover o turismo sustentável e ações de investimento social. Veja mais

Desempenho Ambiental

Os pilares do desempenho ambiental da nossa companhia são eficiência operacional e gestão e controle responsável dos nossos impactos. Por isso somos 15% mais eficientes que a média da indústria mundial, refletindo nossos esforços permanentes de redução da nossa pegada de CO2.

A fim de materializar nossa gestão ambiental a partir de uma abordagem alinhada com a atividade principal da companhia, desenvolvemos uma estratégia de mitigação de mudanças climáticas. Administramos nosso impacto através do uso responsável de recursos, renovação da nossa frota e busca permanente por novas tecnologias através de pesquisa e desenvolvimento.

Índice Dow Jones de Sustentabilidade

Desde 2012, integramos o Índice Dow Jones de Sustentabilidade para Mercados Emergentes. Em 2014, o Grupo LATAM Airlines tornou-se o primeiro grupo de companhias aéreas das Américas a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World), após passar por uma seleção entre empresas líderes em sustentabilidade com base em seu desempenho na gestão econômica, ambiental e de responsabilidade social.

Ao integrar o índice, o Grupo LATAM Airlines tornou-se – ao lado do Grupo Air France-KLM – umas das únicas companhias da indústria de aviação integrantes do Dow Jones World.

Entre os quesitos econômicos, sociais e ambientais avaliados pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade na escolha dos seus componentes, destacamos: Reporte Social, Desenvolvimento de Capital Humano, Engajamento de Stakeholders, Governança Corporativa, Gestão Ambiental, Reporte Ambiental, Estratégia Climática, Eficiência e Gestão do Relacionamento com Clientes, entre outros.

Obtivemos uma evolução contínua nos conceitos das três dimensões avaliadas desde a nossa primeira participação em 2012. Em 2014, na categoria ambiental, o Grupo LATAM Airlines obteve o melhor desempenho da indústria, no mundo todo, nos quesitos Eco-eficiência Operacional e Estratégia Climática/Governança de Mudanças Climáticas. O resultado positivo deve-se à gestão da companhia no conceito de eficiência de combustível e consequente redução das emissões de CO2, que a levou a registrar hoje uma das taxas mais baixas de emissão de CO2 por quilômetro-passageiro da indústria aérea mundial.