Grupo LATAm Airlines anuncia lucro operacional de US$227 milhões e margem operacional de 8,1% no primeiro trimestre de 2015
May 14, 2015

DESTAQUES

• A LATAM registrou forte resultado operacional no 1T15, com o lucro operacional atingindo US$ 227 milhões (R$ 651,5 milhões), uma expansão de 102% em relação aos US$ 113 milhões (R$ 323,2 milhões) registrados no 1T14. A margem operacional cresceu para 8,1% no trimestre, contra 3,5% no mesmo período de 2014.
  • O aumento expressivo da margem durante o primeiro trimestre reflete principalmente a redução de 16% nos custos operacionais da Companhia. O custo por ASK-equivalente diminuiu 17%, o que inclui o impacto no preço do combustível. Além disso, excluindo os gastos com combustível, o custo por ASK-equivalente apresentou redução de 10%, devido principalmente aos ganhos de eficiência alcançados como resultado dos nossos programas de redução de custos em curso, além do efeito da desvalorização cambial sobre os custos denominados em moedas locais.
  • A LATAM registrou um prejuízo líquido de US$ 40 milhões (R$ 114,7 milhões) no 1T15, comparado a um prejuízo líquido de US$ 41 milhões (R$ 118,6 milhões) no 1T14. As perdas não operacionais incluem um prejuízo com variação cambial de US$ 205 milhões (R$ 587,2 milhões), sem efeito caixa, reconhecido principalmente pela TAM em função da desvalorização de 20% do Real no trimestre. A Companhia mitigou sua perda cambial através da redução consistente da exposição do balanço patrimonial da TAM ao Real.
  • No dia 14 de maio de 2015, a Grupo LATAM Airlines concluiu com sucesso sua primeira emissão EETC, tornando-se a primeira emissão EETC para uma companhia aérea na América Latina e a maior fora dos Estados Unidos. O valor total de US$ 1.021 milhões (R$ 2.930,5 milhões) vai financiar 17 novas aeronaves (11 Airbus A321, 2 Airbus A350-900 e 4 Boeing 787-9) que estão previstas para serem entregues entre julho de 2015 e março de 2016.
  • A companhia finalizou o trimestre com 85,8% dos seus voos no horário, um aumento de 3,9 p.p. em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O aumento do nosso on-time performance é resultado da melhora de 6,6 p.p. das operações domésticas do Brasil e de 5,2 p.p. em operações internacionais.
  • A LATAM segue trabalhando para melhorar a experiência do passageiro, por medio da prestação de serviços melhores antes e durante os seus voos. Durante o trimestre, a Companhia instalou um novo sistema de entretenimento em 10 aeronaves de um só corredor para permitir que passageiros aceder a uma seleção de conteúdo em seus próprios dispositivos. Além disso, com o objetivo de oferecer mais tempo de entretenimento para nossos passageiros, temos habilitado o uso de dispositivos no modo avião em toda nossa frota LAN durante todo o voo e, adicionalmente, oferecemos de ponta a ponta nosso entretenimento de bordo em nas telas individuais da nossa frota de voos de longa distância. Em relação a serviços nos aeroportos, a empresa instalou totens de autoatendimento em Miami, Madrid e Guarulhos, e também lançou a nova Sala VIP em Santiago, a maior da América do Sul.
  • Em linha com o objetivo da LATAM de oferecer a melhor conectividade dentro, de e para a América do Sul, a Companhia anunciou em abril o início de estudos de viabilidade para o desenvolvimento de um novo hub na região Nordeste do Brasil. “O projeto irá aumentar a capilaridade do Grupo no Brasil, na América do Sul e internacionalmente, principalmente através da adição de destinos na Europa. Deverá ainda reafirmar a liderança do Grupo na América Latina, aumentar as opções de conectividade para clientes e otimizar a cobertura de fluxos de passageiros e cargas entre o Brasil e outros mercados,” destacou Claudia Sender, presidente executiva da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas.
  • Já em maio, o Grupo LATAM Airlines anunciou a escolha da Sabre Corporation como fornecedora da tecnologia do Sistema de Atendimento aos Passageiros (PSS, na sigla em inglês), sua plataforma de reservas, estoque e check-in. Como parte do novo contrato, a TAM migrará para a tecnologia SabreSonic CSS, unificando o sistema de reservas de todas as companhias do Grupo, o que deverá aumentar a qualidade do atendimento aos nossos clientes e a eficiência do Grupo como um todo.
  • Em linha com o plano de renovação da frota da Companhia, no 1T15 a LATAM recebeu as duas primeiras aeronaves Boeing B787-9 da América Latina. As aeronaves são as primeiras de fuselagem larga a incorporar o novo interior de cabine único do Grupo LATAM Airlines, e evidenciam a busca constante da companhia por inovação, com o objetivo de oferecer aos seus passageiros a melhor experiência de viagem possível.
  • No dia 28 de abril de 2015, a Assembleia Geral Ordinária do Grupo LATAM Airlines, realizada em Santiago, no Chile, reelegeu o Conselho de Administração da Companhia para um mandato de dois anos.