Grupo LATAM contempla sair do seu processo do Capítulo 11 no próximo dia 3 de novembro
October 14, 2022
  • Grupo enviou hoje os avisos da obtenção de fundos às partes apoiadoras para concretizar o recebimento dos US$5.4 bilhões de novos fundos detalhados em seu Plano de Reorganização.

Santiago do Chile, 14 de outubro de 2022 -  O Grupo LATAM informa que contempla sair no próximo dia 3 de novembro do seu processo do Capítulo 11 nos Estados Unidos, no qual ingressou em maio de 2020 depois do forte impacto da pandemia. Esse processo vai permitir ao grupo emergir de forma mais ágil, com uma estrutura de custos mais competitiva, uma liquidez adequada para enfrentar o futuro, com aproximadamente US$10.3 bilhões em equity e uma dívida de cerca de US$6.9 bilhões. Na data mencionada, A LATAM Airlines Group S.A. (LATAM) entregará as ações e os bônus conversíveis para os acionistas e credores, conforme aplicável, e pagará certas obrigações, tais como o Empréstimo DIP Junior e outros fees, segundo estabelecido no Plano de Reorganização.

Por outro lado, a LATAM anuncia que, após finalizar seu período de direito de preferência (“POP”, sigla em espanhol para período de opción preferente), a segunda rodada (“Segunda Rodada”) e a escolha, pelos credores, das alternativas de pagamento contempladas no Plano de Reorganização, a LATAM enviou os avisos de obtenção de fundos às partes apoiadoras para concretizar o recebimento dos US$5.4 bilhões de novos fundos detalhados no Plano de Reorganização.

Nessa linha, a LATAM informa o resultado da escolha dos credores da Classe 5, respeito dos bônus conversíveis C, cuja subscrição exigia aporte de novos fundos. Ao final, os credores não apoiadores subscreveram 36.215.217 bônus conversíveis C.

Logo após consideradas as referidas escolhas pelos credores, bem como os resultados do POP e da Segunda Rodada informados ontem, o remanescente de ações e bônus conversíveis não subscritos que consideram uma contribuição de novos fundos é de 31.349.388.220 ações, 735.864.454 bônus conversíveis B e 6.827.128.295 bônus conversíveis C. Esse remanescente deverá ser subscrito pelas partes apoiadoras do Plano de Reorganização sujeito à normativa legal e regulamentar aplicável.

Nesse sentido, cabe lembrar que todos os instrumentos contemplados no Plano de Reorganização e os instrumentos remanescentes a serem colocados possuem garantia firme de subscrição dos acionistas apoiadores (Delta Air Lines, Qatar Airways, Grupo Cueto) e pelos credores apoiadores (grupo Evercore e certos detentores de bônus locais), assegurando que a LATAM vai contar com os fundos necessários para sair do processo do Capítulo 11 com sucesso. Hoje, foram enviados os avisos às partes apoiadores com solicitação aos credores apoiadores da obtenção de fundos de aproximadamente US$3.6 bilhões e aos acionistas apoiadores de aproximadamente US$736 milhões.