LATAM Airlines Group Estatísticas Operacionais Março 2024
April 08, 2024

Resultados operacionais de março 2024

Santiago, 08 de abril de 2024 - O grupo LATAM registrou um trimestre operacional histórico em termos de capacidade (ASK) e tráfego de passageiros (RPK), bem como o número de passageiros transportados durante o trimestre, de acordo com as estatísticas operacionais de março de 2024 divulgadas hoje pelo grupo.

Nos primeiros três meses do ano, o grupo LATAM transportou 20,2 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 19,4% em relação ao mesmo período de 2023. Isso se explica pelo aumento de 32,5% no número de passageiros transportados no segmento internacional, 26,0% nos mercados domésticos do Chile, Colômbia, Equador e Peru, e 9,1% no mercado doméstico do Brasil. Somente em março deste ano, o grupo LATAM transportou 6,7 milhões de passageiros, um aumento de 16,9% em relação ao mesmo mês de 2023.

No que diz respeito à capacidade, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), no primeiro trimestre do ano, o grupo LATAM aumentou sua oferta consolidada em 17,5% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, superando os níveis de 2019 em 1,2%. Especificamente no mês de março, o grupo aumentou sua capacidade consolidada em 17,8%.

O tráfego consolidado de passageiros (medido em receita de passageiros-quilômetros - RPK) cresceu 22,3% neste trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Em março, o tráfego de passageiros cresceu 22,2% em comparação com o mesmo mês de 2023, impulsionado por um aumento de 31,1% na demanda internacional, um aumento de 17,1% na demanda doméstica do Chile, Colômbia, Peru e Equador e um aumento de 11,8% na demanda doméstica do Brasil.

Diante do exposto, o fator de ocupação consolidado para o mês de março atingiu 83,1%, o que representa um aumento de 3,0 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2023, destacando-se o aumento de 5,1 pontos percentuais no fator de ocupação da subsidiária brasileira neste período.

Na carga, a capacidade (medida em toneladas-quilómetros disponíveis - ATK) do grupo LATAM aumentou 13,8% em relação a março de 2023, atingindo 655 milhões de toneladas-quilómetros disponíveis.