LATAM Airlines Group Estatísticas Operacionais Novembro 2023
December 11, 2023

11 de dezembro de 2023 - O Grupo LATAM acaba de divulgar os seus resultados operacionais de novembro e destaca o transporte de 6,7 milhões de passageiros, um aumento de 17,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento neste ano, o número total de passageiros transportados foi de 66,9 milhões, um crescimento de 18,1% em relação ao período de janeiro a novembro de 2022.

No décimo primeiro mês do ano, a demanda de passageiros (medida em RPK) teve aumento de 19,9% em relação ao mesmo mês de 2022, com destaque para o crescimento em todos os segmentos em que o Grupo opera: 29,5% nas rotas internacionais, 19,6% nos mercados domésticos do Chile, Colômbia, Equador e Peru, e 7,1% no mercado doméstico do Brasil. Entre janeiro e novembro deste ano, a demanda total aumentou 23,3% quando comparada com o mesmo período do ano passado.

Em relação à oferta de assentos (medida em ASK), houve crescimento de 16,2% em relação a novembro de 2022. Já durante os primeiros onze meses de 2023, a oferta obteve aumento de 21,3% em relação ao mesmo período de 2022. Destaca-se o aumento de 26,0% no segmento internacional e de 16,6% nos mercados domésticos do Chile, Colômbia, Equador e Peru. O resultado é explicado, especialmente, pela implementação do plano de crescimento da LATAM, estratégia de modernização da frota e expansão de sua malha.

Além disso, a taxa consolidada da ocupação de passageiros foi de 85,2% no mês de novembro, um crescimento de 2,6 p.p. em comparação com o mesmo período de 2022.

Na operação cargueira, a empresa ampliou em 11,5% a sua capacidade (medida em ATK) em relação a novembro de 2022, chegando a 6.502 milhões de toneladas-quilômetro disponíveis durante os primeiros onze meses de 2023.